terça-feira, 24 de novembro de 2009

Educação, cultura, esporte, trabalho: tudo isso é Hip Hop

Estes e outros temas bombaram o Fórum de Hip Hop do Interior no último fim de semana

O Hip e Hop e todos os temas envolvidos neste movimento estiveram em pauta nos últimos dias 14 e 15 de novembro, em Sorocaba, no Fórum de Hip Hop do Interior. O evento contou com a participação de 120 pessoas, que representaram 25 cidades do interior paulista e também da capital.

Para Márcio Brown, membro da coordenação do Fórum e presidente da Associação Ação Periférica, a finalidade destas reuniões é “levar orientações, informação e transformação aos militantes deste movimento, além de ações políticas de cidadania”.

Segundo ele, o Fórum é um grande ponto de encontro para as pessoas que integram o cenário do Hip Hop e serve, ainda, para discutir projetos que podem ser amparados pelo poder público: “O encontro promove a discussão sobre a problemática que envolve a juventude e uma reflexão sobre os direitos de cada um. Também incentiva o intercâmbio de ações que estão sendo realizadas nas cidades, aproximando quem está longe.”

A partir deste ano, ficou estabelecido que o evento deve acontecer três vezes ao ano, sempre em cidades diferentes. Em 2009, Itapetininga, Campinas e Sorocaba foram os municípios escolhidos. Para o ano que vem, a galera viaja para Tietê, Porto Feliz e Rio Claro. Esta edição do Fórum contou com o apoio da Secretaria da Cultura da Juventude e do Conselho do Jovem de Sorocaba.

O histórico do Fórum

De acordo com Márcio, o Fórum de Hip Hop do Interior já acontece desde 2002, sempre no mesmo formato, em dois dias. No primeiro dia, são realizados debates sobre dois temas centrais: “O futuro do Hip Hop” e “Sustentabilidade do Hip Hop”.

No segundo dia, os participantes são divididos em grupos e discutem seis eixos temáticos: drogas, educação, trabalho e geração de renda, etnia e raça e criação de projetos. O evento se encerra com uma atividade cultural que, nesta edição, ficou por conta do grupo de Hip Hop “Amandla”.

Para Márcio, os resultados deste trabalho já foram revertidos em ações em muitas das cidades participantes: “A partir dessas discussões, foram criadas várias políticas públicas e leis de incentivo direcionadas ao movimento do Hip Hop. Em Sorocaba, por exemplo, foi criada em 2005 uma lei municipal que determina a Semana do Hip Hop”, afirma.

Para ficar por dentro das datas e formas de participar das próximas edições, visite o bloghttp://nossacarapreta.blogspot.com/2009/02/projeto-nossa-cara-preta.html , conduzido pelo Márcio Brown.

Além disso, recentemente foi inaugurada uma novidade na web – o site http://fh2i.batemacumba.net/, desenvolvido exclusivamente para discutir os temas relacionados ao Fórum. Trata-se de um portal colaborativo, ou seja, quem tiver interesse em contribuir pode dar uma passada por lá.


Nenhum comentário:

Postar um comentário